Fala ae! Tudo certo? Se você quer participar do processo de coloração dos quadrinhos compostos por Kazu Kibuishi, preste atenção. Mas, se você não quer emperrar o faturamento do seu serviço e, estar entre as pessoas que erram quando colorem quadrinhos, preste mais atenção ainda!
Conheça agora os ingredientes para finalizar páginas, usando escâner e computador pra colorir desenhos em quadrinhos. Conquiste destaque na internet e, em outras comunidades para informar visualmente. Dê uma lida.
Comece por abrir mão de desperdícios...
#A — Salve cada página em 300dpi:
• Para as editoras, agências de publicidade e propaganda, ou quaisquer fins que você deseja apresentar os seus desenhos vetorizados, salve em formato CDR ou CMX —, fundamentalmente em 300dpi, pois é o melhor caminho para você que quer aprender o truque drástico para digitalizar os seus desenhos.
• Caso você esteja trabalhando dentro de alguma empresa, eles devem te dispôr uma parafernália pro sucesso do seu trabalho
Caso eu não tenho essa parafernália como eu faço?
A dica é você usar por cerca de 2 horas semanais os serviços de uma lan house — Por 1 ano eu fiz isto e faturei bastante dinheiro, suficiente pra comprar um, ou mais, computador. Aqui no post temos o computador Intel Pentium D 830 (3 GHz Processador dualcore) com 2 GB de RAM, Placa Gráfica uma ATI Radeon 9550, e desktop estabele Atual set-up. com 250 de disco rígido ATA Serial.
A isto inclua o escâner e um descafeinado pra acompanhar a tarefa...
• Supomos que os seus quadrinhos sejam 6 e, tenham 15 centímetros quadrados —, os seus desenhos podem ter de 4500x4500 pixels.
Mesmo se você não aprendeu a usar o programa Adobe Photoshop CS1, dá pra si dizer que ele pode ser intuitivo. Clique em... Image> Adjust> Hue / Saturation, selecione o nível ciano: azul porque é assim que você se livra dos rabiscos feitos com lápis azul no papel.
Kazu Kibuishi usa pra digitalizar cinza e mais tarde usa tons que aos poucos se combinam na composição geral.
• Isto garante que o processo nos possibilite uma coloração do desenho digitalizado, selecionando as cores melhor e mais rápido.
Dê dois cliques na camada de fundo (na digitalização original), transformando-a em camada regular, depois leve-a ao topo nos gadgets. Salve e nomeie essa etapa, e tire os excessos... Defina a camada linework - “Multiplicar” por áreas brancas, causando transparência e, os traços pretos se tornarão nítidos.
• Por isto, colocamos os balões dos diálogos dos personagens na cor branco para as separações também ter a atenção do observador
Use a camada linework nas áreas dos textos. Desligue o linework camada pra limpar os espaços vazios com a ferramenta lápis branco.
Você continua achatando camadas de imagens depois de limpar os espaços para colocar os textos.
O processo de gradação das cores se torna eficaz nos quadrinhos quando você usa o linework na separação.
• Você deve usar a ferramenta lápis, e o baldinho de tinta preto, contornando a imagem em branco sem anti-aliasing.
• Neste processo a parte verde claro é selecionado facilmente com a ferramenta varinha Mágica, podendo desativar na opção "contíguos" na barra superior para selecionar a cor verde.
Isto faz a linework pintado ser intrincado— Pense nisso como o procedimento que amplia o seu sucesso na coloração da Página Desenhada. Recomendo que você coloque bastante camadas e, faça isto devagar, apreciando sua evolução!
• Felizmente a seleção de cada peça torna esse processo agradável.
Cada painel deve ser pintado com os tons próximos à paleta de cores escolhida. Você deve representar um clima chuvoso através dos tons escuros. Tons de laranja, amarelo e, vermelho se for o final de dia... De qualquer forma você deve criar uma paleta de cores particularmente ímpares entre si, estando em conformidade com a atmosfera proposta na exibição, e a audiência vai se envolver com a questão temático escolhido.
• Os quadrinhos têm expressões interessantes, no sentido daquilo que você quiser transmitir
• O fato é que esse post teve foco em duas páginas dos quadrinhos de Kazu Kibuishi em especial, e isto me lembrou do descafeínado que deixamos pronto para beber no início. Agora o que acha da servir uma xícara?
• Concordamos: Existe diferença de um monitor pro outro? Ou não?
Acima: a diferença de cores entre um monitor LCD e, outro da marca CRTA.
Ignore tamanho atenção nisso porque eu estou apenas chamando a sua atenção para a nitidez do monitor O Dell UltraSharp, porque tem resultado mais robusto no sentido da qualidade visual. Diferente do monitor CRT poopy, que tem uma imagem confusa na coloração.
• Para a gente terminar, note o destaque nas linhas pretos, feitos com a ferramenta varinha mágica (com a seleção contíguas desligado) e, finalmente, foi assim por cima de todas as áreas pretos, que ficou resolvido a cor das linhas. Como se estivesse corrigindo aquilo que estava errado no inicio.
• Para criar mais profundidade dá pra aumentar a intensidade do tom das linhas, para aparentar um estilo a mais nos quadrinhos. Exemplo de linhas com cores diferentes podem ser vistas aqui, e aqui
Bem, tivemos a conclusão dessa página de quadrinhos digital. A finalização do job se deve ao trabalho dedicado do artista americano Kazu Kibuishi. Veja o resultado em tamanho maior da página digitalizada no exemplo, clique aqui.
Me ache no e-mail cupimcartoon@hotmail.com, caso queira tirar dúvidas. Se tiver curtido e quer mais publicações na sua caixa de entrada de emails.
• Para você ter melhores resultados em quaisquer edições de desenhos! Eu asseguro que farei pesquisas mais profundas pras próximas publicações, te aproximando de soluções e ambientes ideais para o seu sucesso no Brasil.
Longe de mim querer recompensa por isto — Esse é o porquê do RsD estar no Facebook —, porque esse é um dos muitos procedimentos pra você colorir quadrinhos. Por isto, quero sua interação: sugerindo, criticando, comentando. Apareça aqui sempre que quiser, siga no twitter @realizandoseusd, aumente o número de sites e blogs para você visitar.
"O desenho não é a forma, é a maneira de ver a forma" Edgar Degasrte
Caso eu não tenho essa parafernália como eu faço?
A dica é você usar por cerca de 2 horas semanais os serviços de uma lan house — Por 1 ano eu fiz isto e faturei bastante dinheiro, suficiente pra comprar um, ou mais, computador. Aqui no post temos o computador Intel Pentium D 830 (3 GHz Processador dualcore) com 2 GB de RAM, Placa Gráfica uma ATI Radeon 9550, e desktop estabele Atual set-up. com 250 de disco rígido ATA Serial.
Créditos dessa parte: Boltcity.com
A isto inclua o escâner e um descafeinado pra acompanhar a tarefa...
• Supomos que os seus quadrinhos sejam 6 e, tenham 15 centímetros quadrados —, os seus desenhos podem ter de 4500x4500 pixels.
• Acima o exemplo Intel Pentium, com monitores de 24 polegadas: Dell Ultrasharp e LCD de 19 Polegadas CRT NEC. — Muitos desenhistas usam dois monitores pra alternar a verificação dos arquivos (LCD e CRT). São ótimos periféricos para uso, quando acompanhados por OSU tablet Wacom Intuos3 6x8 e, teclado sem fio da Logitech e mouse.
• Vamos começar a digitalizar o exemplo a seguir:
• Vamos começar a digitalizar o exemplo a seguir:
Digitalizaremos os desenhos usando o programa Adobe Photoshop CS1 EN 300dpi revistos em RGB, porque é o ideal aqueles que trabalham em revistas. Faça seus esboços com lápis azul em papel Bristol. Saiba que ao desenhar nesse papel os seus rabiscos não aparecem na impressão.
#B — Agora ... Image> Adjustments> Threshold... para a página se tornar preto e branco...
• No inicio desta coloração: Image/ Mode/ CMYK para tornar o arquivo CMYK, depois processe novas camadas.
• Operamos sobre camadas gerais (ao invés de detalhes nos quadrinhos), e descobrimos qual a cor que colocaremos no plano, no espaço onde vão os textos. Colocamos o fundo branco e, depois preenchemos cada camada cor a cor. Neste caso, verde claro e usamos o eliminador linework para retirar os excessos de cada camada.
A cor do plano geral deve ser suave, facilitando o sombreamento dos quadrinhos.
#C — As pessoas dão pouca atenção à composição quando usamos poucas partes em branco.
• Por isto, colocamos os balões dos diálogos dos personagens na cor branco para as separações também ter a atenção do observador
Você continua achatando camadas de imagens depois de limpar os espaços para colocar os textos.
O processo de gradação das cores se torna eficaz nos quadrinhos quando você usa o linework na separação.
#D — Atingimos ajustes fáceis quando criamos componentes individuais pra selecionar
• Neste processo a parte verde claro é selecionado facilmente com a ferramenta varinha Mágica, podendo desativar na opção "contíguos" na barra superior para selecionar a cor verde.
Isto faz a linework pintado ser intrincado— Pense nisso como o procedimento que amplia o seu sucesso na coloração da Página Desenhada. Recomendo que você coloque bastante camadas e, faça isto devagar, apreciando sua evolução!
Digite Ctrl + H e, esconda a formiga (novamente os nomes dos exemplos), trilhas criadas por sua seleção e, facilite para colorir cada página.
• Neste ponto, você usa a seguinte combinação: um balde de tinta nas áreas que achar que são muito fechadas por linhas pretas, selecione regiões maiores com a ferramenta varinha Mágica (deixando a seleção contíguas desligado) e, pintar usando também a ferramenta lápis.
Uma das razões para a ser criado um sistema de separação é pra facilitar na ora da seleção de cada componente (como personagens, objetos, fundos, etc) e, ajustar os elementos dos núcleos sem afetar o resto da página.• Neste ponto, você usa a seguinte combinação: um balde de tinta nas áreas que achar que são muito fechadas por linhas pretas, selecione regiões maiores com a ferramenta varinha Mágica (deixando a seleção contíguas desligado) e, pintar usando também a ferramenta lápis.
#E — No momento usamos Hue / Saturation e, alteramos o ajuste da cor da tartaruga. Ocupamos o tempo cobrindo o trabalho, selecionando a cor, e usando a paleta de cores certa.
Cada painel deve ser pintado com os tons próximos à paleta de cores escolhida. Você deve representar um clima chuvoso através dos tons escuros. Tons de laranja, amarelo e, vermelho se for o final de dia... De qualquer forma você deve criar uma paleta de cores particularmente ímpares entre si, estando em conformidade com a atmosfera proposta na exibição, e a audiência vai se envolver com a questão temático escolhido.
• Os quadrinhos têm expressões interessantes, no sentido daquilo que você quiser transmitir
• O fato é que esse post teve foco em duas páginas dos quadrinhos de Kazu Kibuishi em especial, e isto me lembrou do descafeínado que deixamos pronto para beber no início. Agora o que acha da servir uma xícara?
• Concordamos: Existe diferença de um monitor pro outro? Ou não?
Acima: a diferença de cores entre um monitor LCD e, outro da marca CRTA.
Ignore tamanho atenção nisso porque eu estou apenas chamando a sua atenção para a nitidez do monitor O Dell UltraSharp, porque tem resultado mais robusto no sentido da qualidade visual. Diferente do monitor CRT poopy, que tem uma imagem confusa na coloração.
• Para a gente terminar, note o destaque nas linhas pretos, feitos com a ferramenta varinha mágica (com a seleção contíguas desligado) e, finalmente, foi assim por cima de todas as áreas pretos, que ficou resolvido a cor das linhas. Como se estivesse corrigindo aquilo que estava errado no inicio.
• Para criar mais profundidade dá pra aumentar a intensidade do tom das linhas, para aparentar um estilo a mais nos quadrinhos. Exemplo de linhas com cores diferentes podem ser vistas aqui, e aqui
Bem, tivemos a conclusão dessa página de quadrinhos digital. A finalização do job se deve ao trabalho dedicado do artista americano Kazu Kibuishi. Veja o resultado em tamanho maior da página digitalizada no exemplo, clique aqui.
Me ache no e-mail cupimcartoon@hotmail.com, caso queira tirar dúvidas. Se tiver curtido e quer mais publicações na sua caixa de entrada de emails.
• Para você ter melhores resultados em quaisquer edições de desenhos! Eu asseguro que farei pesquisas mais profundas pras próximas publicações, te aproximando de soluções e ambientes ideais para o seu sucesso no Brasil.
Longe de mim querer recompensa por isto — Esse é o porquê do RsD estar no Facebook —, porque esse é um dos muitos procedimentos pra você colorir quadrinhos. Por isto, quero sua interação: sugerindo, criticando, comentando. Apareça aqui sempre que quiser, siga no twitter @realizandoseusd, aumente o número de sites e blogs para você visitar.
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Amigo Edson, primeiro obrigado por suas palavras, segundo estive a dar uma volta por seu blog e tem dicas muito boas. Agora queria pedir-lhe um favor, como ainda ninguém se tinha queixado, então vou pedir-lhe uma ajuda. vai aqui o meu mail: osbatalhas@gmail.com me informe o que custa a carregar. Faça esse favor. Obrigado. Peregrino E Servo.
ResponderExcluirDisponha António! O que fiz foi te enviar um excelente E-book via mensagem por email, onde você poderá saber o que provoca esse lento carregamento de página...
ExcluirConfere tua caixa de entrada de mensagens, depois me conta como foi, certo?
Abraço :)